Câmeras do Vigia Mais MT identificam e ajudam na prisão de dois homens em Cuiabá

Por Mônica Thais

Sistema de videomonitoramento do Governo de Mato Grosso auxiliou a Polícia Militar na captura de suspeitos com mandados por estupro de vulnerável e tráfico de drogas.

Sesp-MT

Dois homens com mandados de prisão em aberto foram detidos neste fim de semana em Cuiabá com o auxílio do sistema de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, que integra mais de 15 mil câmeras de videomonitoramento em todo o estado.

O caso mais recente ocorreu no sábado (1º.11), às 16h22, na Rua 13 de Junho, região central da capital. O sistema identificou um homem procurado por estupro de vulnerável e repassou as informações ao 1º Batalhão da Polícia Militar, que fez a abordagem e confirmou o mandado de prisão.

Mais cedo, às 15h32, outro foragido foi localizado em um shopping center de Cuiabá. As câmeras do Vigia Mais MT apontaram um mandado de prisão por tráfico de drogas. Após a checagem junto à equipe de segurança do local, a PM realizou a detenção do suspeito, que se recusou a se identificar e não portava documentos.

Os dois homens foram encaminhados à Delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC) para as devidas providências legais.

Tecnologia a serviço da segurança pública

O Vigia Mais MT é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, integrada ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O programa já está presente em 128 municípios, fortalecendo a atuação conjunta entre as forças policiais do estado.

Com recursos tecnológicos como reconhecimento facial e leitura automática de placas (OCR), o sistema tem se mostrado uma das ferramentas mais eficazes de segurança pública no país. Desde sua implantação, mais de 70 prisões foram realizadas com o apoio direto do programa, ampliando a capacidade de resposta das forças de segurança e contribuindo para a redução da criminalidade em Mato Grosso.