Feira Internacional de Turismo foi lanada nesta segunda-feira (22); Governo do Estado parceiro na realizao do evento
O presidente da Federao do Comrcio de Mato Grosso (Fecomrcio), Jos Wenceslau Junior, destacou que o Governo do Estado um grande parceiro na realizao do evento. Neste ano foram destinados R$ 3,9 milhes, valor trs vezes maior do que o aportado no ano passado.
“Fiz o convite pessoalmente ao governador Mauro Mendes para confirmar a presena dele na abertura oficial da FIT, no dia 29 de maio, e agradecer em nome de todo o trade de turismo do Estado por tudo o que o governador tem feito. Nunca nenhum governador do Estado fez tanto pelo turismo de Mato Grosso como o governador Mauro Mendes. No ano passado ns assumimos a FIT Pantanal, que estava sem ser realizada presencialmente havia cinco anos. Neste ano, com o apoio do trade de turismo e com o Governo do Estado, queremos fazer a maior FIT da histria do Mato Grosso”, ressaltou o presidente.
Para o secretrio adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, que representou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econmico (Sedec) no evento, a FIT Pantanal fundamental para o turismo e, mais do que lazer, trata-se de um setor que fomenta a economia, traz desenvolvimento e gera emprego e renda. No caso da gesto estadual, um dos marcos da do turismo so os investimentos em infraestrutura.
“A pauta do governo Mauro Mendes a infraestrutura e no podia deixar de ter investimento nesta rea tambm no turismo. So pontes da Transpantaneira sendo trocadas de madeira por concreto, per do Rio Mutum, as orlas, praa em Chapada dos Guimares, Mirante de Vidro em Jaciara, alm de outras tantas obras que o Governo do Estado est entregando em todos os municpios. O turismo, de fato, a economia que tem sido pautada neste governo”.
A diretora superintendente do Sebrae/MT, Llia Brun, destacou que a entidade vai atuar em vrias frentes na FIT Pantanal como o lanamento de novos produtos, aldeia do conhecimento, a rodada de negcios nacionais e internacionais e o estande do Sebrae, que vai proporcionar experincias das aes desenvolvidas para o turismo.
Conforme Llia, o Sebrae/MT est trabalhando 52 novos produtos de turismo, criando cinco novos roteiros envolvendo mais de 20 municpios. Por meio da Aldeia do Conhecimento sero realizados dois workshops de economia criativa, encontro de gestores municipais do turismo, de guias de turismo e tambm do setor da hotelaria.
“Nas rodadas de negcios nacionais ns j temos mapeados mais de 25 fornecedores e 12 compradores envolvendo os Estados do Rio de Janeiro, So Paulo, Minas Gerais e Paran. J nas rodadas internacionais, que sero online, ns envolveremos outros pases, entre eles Estados Unidos, Frana, Inglaterra e Alemanha”.