Franquia mato-grossense impulsiona empreendedores e fortalece economia

Empresria inova ao criar rede de apoio a mulheres atrelado a independncia financeira

O mercado de franquias segue em alta no Brasil e atrai, a cada dia, novos empreendedores e tambm empresrios experientes. o que mostram os dados divulgados em julho pela Associao Brasileira de Franchising (ABF): o mercado de franquias movimenta mais de R$ 211 bilhes em faturamento por ano, o que representa cerca de 2,5% do Produto Interno Bruto Brasileiro, em mais de 184 operaes em todo o pas.

De olho nesse mercado, a empresria Lenissa Rodrigues franqueou sua marca de semijoias genuinamente mato-grossense, que j est ganhando destaque no cenrio econmico ao inaugurar sua primeira franquia em Sinop, a Ester Hadassa Acessrios.

“Tivemos todo um estudo e trabalho desenvolvidos para tornar o modelo de negcio em franquia. preciso ter um produto de qualidade, uma marca forte, e um modelo de negcio que diminui os riscos associados ao incio de um novo empreendimento. Tambm ofertamos suporte contnuo, economia de escala – que quando o franqueado se beneficia de compras e marketing em larga escala, reduzindo custos. Alm disso, oferecemos uma rede de apoio com a troca de experincias, criando um ambiente de aprendizado e suporte mtuo,” detalha a empresria.

Lenissa Rodrigues destaca a importncia de ter iniciado sua marca em Cuiab e como o apoio local foi fundamental para o rpido crescimento da empresa. “Cuiab nos proporcionou um ambiente frtil para o desenvolvimento da marca, e o sucesso inicial nos deu a confiana para expandir,” afirma a empresria.

Os dados da ABF tambm mostram que as franquias esto presentes em 62% dos municpios brasileiros e, mais do que isso, empregam diretamente mais de 1,6 milho de pessoas, sendo que, desse total, possvel afirmar que um quinto advm do primeiro emprego. Ao todo, o Brasil tem 93 milhes de pessoas empreendendo e cerca de 51 milhes de adultos querendo ter um negcio dentro de trs anos.

Exemplo desses nmeros so as scias Carla Kunzel Capelassi e Ivanete Barbosa de Arajo Capelassi, nora e sogra, que nunca haviam empreendido e viram uma oportunidade atraente com investimento inicial que varia entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.

“Eu sou formada em nutrio, mas nunca exerci a profisso. Eu trabalhava em um cartrio, mas sempre quis empreender. Minha sogra tambm tinha interesse e me ajudou. Avaliamos que este modelo de negcio de baixo custo proporciona uma entrada mais acessvel no lucrativo mercado das semijoias de luxo. Tambm vimos como vantagem a versatilidade do negcio, que opera tanto no varejo quanto no atacado. Abrimos h pouco mais de um ms e j estamos fidelizando clientes e revendedoras,” pontuou a nova empreendedora.

Lenissa Rodrigues acrescenta que as franquias ocupam um papel fundamental de incluso empreendedora que outros modelos no so capazes de entregar, e com uma taxa de mortalidade do negcio, no mnimo, quatro vezes menor do que a de empresas em geral.

Responsabilidade Social – Alm da franquia de baixo custo o modelo de negcio tambm agrega uma rede de apoio a mulheres que querem empreender e no sabem como ou no possuem capital inicial.

“Quando eu iniciei a marca, o objetivo no era s ganhar dinheiro; eu queria poder ajudar outras mulheres a terem sua independncia financeira pois havia passado por problemas pessoais que me fizeram repensar a vida. Como eu j tinha experincia com franquias, pois sempre empreendi. Mas chega um momento da vida em que a gente percebe que o dinheiro consequncia e quer contribuir socialmente. Hoje, temos uma rede de apoio onde aprendemos umas com as outras, tanto na parte tcnica do negcio quanto na parte emocional. Promovemos palestras e rodas de conversa constantes para o crescimento pessoal. Queremos prosperar em grupo,” declara.

A marca mato-grossense de semijoias oferece o sistema de consignao, permitindo que mulheres possam iniciar seus prprios empreendimentos com um risco financeiro reduzido e a custo zero. “J temos mais de cem mulheres representantes da marca em todo o estado, todas ganham seu dinheiro e so independentes ou ajudam a compor a renda familiar. Cada uma tem uma histria fantstica de resilincia e dificuldades que esto sendo superadas”, disse.

Gisele Emanuele Almeida de Queiroz uma das mulheres que integram a rede de apoio e pontua que alm de fazer novas amigas, aprendeu a ter iniciativa, inovao, organizao e planejamento, entre outras. “Acho que alm de uma oportunidade de negcio me ofereceram motivao, ela tem sensibilidade para voltar a ateno ao ser humano, compreende nossas emoes, a partir da ela nos capacita e preparar para ser uma empreendedora, ela acredita em cada uma de ns”, revela a nova empreendedora.

Pronta para conquistar o mercado nacional, oferecendo produtos de alta qualidade e um modelo de negcio que incentiva o crescimento coletivo e o sucesso individual, esse modelo de negcio inclusivo criado em Mato Grosso alinha-se s tendncias atuais de empreendedorismo e independncia financeira para mulheres.