“ um trabalho sinodal, preparatrio para a COP30, que visa remisso da dvida pblica e da dvida ecolgica, uma proposta que Papa Francisco havia sugerido em sua mensagem pela Jornada Mundial da Paz. Neste ano jubilar da Esperana uma mensagem muito importante. Espero motivar os reitores a serem construtores de pontes de integrao entre as Amricas e a Pennsula Ibrica, trabalhando por uma justia ecolgica, social e ambiental”, Papa Leo XIV, em video mensagem dirigida aos Reitores de Universidades Catlicas reunidos no Rio de Janeiro, entre 19 e 24 de Maio de 2025, para celebrao dos Dez anos da publicao da Encclica Laudato Si, pelo Papa Francisco.
Durante esta semana, com trmino neste prximo sbado, o Movimento Laudato Si, as Pastorais da Ecologia Integral, as Escolas Catlicas, Arquidioceses, Dioceses, Parquias e Comunidadees Eclesiais, enfim, mais de 1,4 bilho de catlicos e milhes de evanglicos que abraam o ecumenismo, alm de adeptos de outras religies no crists, em algum momento, estaro celebrando este marco importante e indelvel na caminhada ecolgica, inspirados pela tenacidade, viso de futuro, procupao com os mais frgeis e vulnerveis e inmeras exortaes, que, ao longo de seus 12 anos de Magistrio, o Papa Francisco deixou como um marco, uma bssula, um legado na caminhada ecolgica/ambiental, pela sade do Planeta Terra, tambm denominado de “Nossa Casa Comum”.
O ano de 2015 foi extremamente emblemtico, representou e continua representando um marco nas preocupaes, nas aes socio transformadoras e nas mobilizaes profticas pela sade do nosso planeta que est gravemente enfermo, em leito de UTI; embora ainda muito tmidas, a meu ver, tanto por parte dos governantes, quanto da populao em geral e, tambm, por parte da hiearquia da Igreja Catlica, do empresariado, enfim, pelas diversas lideranas que deveriam estar demonstrando, por aes, uma preocupao real com o processo acelerado da degradao ambiental, princilamente com a gravidade da CRISE CLIMTICA, que tanto nos afligem.
Somente aps a publicao da Laudato Si, que a ONU aprovou em Setembro de 2015, e instituiu os Objetivos do Desenvolvimento (ODS), 17 objetivos e 169 metas para orientar os pases a definirem polticas pblicas voltadas ao equacionamento dos principais desafios mundiais, presentes, em maior ou menor grau em todos os pas. Esta a Agenda 20230 da ONU, muito importante na caminhada e na luta ambientalista ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
Foi tambm em 2015, na COP21, entre de 30 de novembro a 11 de dezembro. que foi aprovado o ACORDO DE PARS, um marco na luta contra as mudanas do clima (aquecimento global/crise climtica), que, apesar de ter entrado em vigor em 2016, muitos discursos, declaraes pomposas e poucos progressos tem sido feito, principalmente em relao ao fim da produo e uso de combustveis fsseis, que so responsveis por 75% da emisso dos gases de efeito estufa, deixando o Planeta `a merc de um processo contnuo e nefasto de destruio.
Voltando ao ano de 2015, primeiro, no dia 24 de Maio, apenas dois anos aps o incio de seu Pontificado, o Papa Francisco “surpreendeu” o mundo ao publicar a Encclica Laudato Si, que no era e nem apenas “mais uma encclica” que os Papas geralmente publicam para orientar e exortar tanto os fiis quanto a hierarquia da Igreja Catlica, boa parte bem arredia aos ensinamentos e do magistrio do Papa Francisco, principalmente quando ele fala da “opo preferencial pelos pobres”, contra o clericalismo, por uma Igreja Sinodal, uma Igreja em sada e, muito mais, quando Francisco “abraa” a causa ambiental e lhe d uma dimenso muito maior e mais profunda do que o simples cuidado apenas com a natureza, a biodiversidade animal (que muitas vezes exclui os humanos), incorporando a humanidade neste contexto, que passa a denominar de ECOLOGIA INTEGRAL, onde tudo est interligado: natureza, seres humanos e Deus, o Criador.
Na elaborao da Laudato Si, o Papa Francisco acercou-se de cientistas e estudiosos das questes ambientais, ecolgicas, das questes econmicas, polticas, sociais e religiosas, oferecendo uma slida fundamentao teolgica, cientfica e cultural e, mais, inserindo tais preocupaes (a Laudato Si) no contexto da Doutrina Social da Igreja, fundada na Encclica “Rerum Novarum”, de 1891, de Leo XIII, de quem o nosso atual Papa Leo XIV, escolheu como nome, da mesma forma que o Papa Francisco inspirou-se em So Francisco de Assis, ao assumir o “Trono de So Pedro”.
Por esta razo alm de tantos tributos, merecidamente, ao Papa Francisco, iniciamos esta reflexo transcrevendo a saudao do Papa Leo XIV, aos reitores das Universidades Catlicas, que, pela segunda vez se reunem para refletirem sobre no apenas este legado do Papa Francisco, mas para dar continuidade a esta caminhada, que a Igreja Catlica, ainda um pouco tmidamente, a meu ver, continua e continuar percorrendo.
Alm do LEGADO contido na Encclica Laudato Si, que neste sbado 24 de Maio, volto a repetir, o Papa Francisco passa a ser identificado tambm como o Papa que convocou e presidiu o Snodo dos Bispos da Pan-Amaznia, que em seu final tambm publicou a Exortao Apostlica, “Querida Amaznia”, em que fala de seus quatro sonhos: Um sonho social; Um sonho cultural; Um SONHO ECOLGICO, e, Um sonho Eclesial, enfatizando que a Igreja neste imenso territrio Sul Americano, onde Provost, hoje Papa Leo XIV exerceu seu magistrio, tanto como Padre Missionrio, Agostiniano e como Bispo em uma Diocese na Amaznia Peruana, tornando-se, inclusive um cidado peruano por opo, ao naturalizar-se, repito, que a Igreja deveria tambm ter um rosto amaznico, integrando-se `as diversas culturas e povos existentes da regio, caminhando entre os pobres e oprimidos desta parte da Amrica Latina.
Outro Legado do Papa Francisco foi a sua maneira afvel, aberto ao dilogo com os pobres, como os camponseses, os idosos, as mulheres, os jovens, os trabalhadores, enfim, com todos os segmentos demogrficos e sociais, enfatizando a Amizade Social, como contido na Encclica Fratelli Tutti, que tem uma grande interao com os temas tratados no Laudato Si.
Cabe, tambm, ressaltar os seus tres “Ts”: TERRA, TETO e TRABALHO, como bases para o resgate da cidadania e da dignidade humana, em seu pronunciamento `a multido que o acolheu e o aplaudiu na Bolvia.
Foi pensando sobre a indignidade da pobreza, da misria e da fome que o Papa Francisco estabeleceu/criou o DIA MUNDIAL DOS POBRES, para que a Igreja, pelo menos em um dia, no mundo todo possa refletir tanto sobre as condies de pobreza em que ainda vivem quase um BILHO de pessoas, mas tambm, sobre as causas estruturais que contribuem para a existncia dos pobres na face da terra e que, tanto em relao `a Ecologia e aos Pobres, o que nutre a caminhada da Igreja e das pessoas no os discursos e promessas demaggicas dos donos do poder, mas sim, a esperana, as aes socioambientais, a mobilizao proftica, capazes de denunciar os paradgmas da ECONOMIA DA MORTE, o capitalismo selvagem, que explora os trabalhadores, no respeita os direitos dos consumidores e nem os limites da natureza e muito menos os direitos das futuras geraes.
Em lugar dos paradgmas que alimentam os atuais modelos econmicos, inclusive o modelo capitalista e neo capitalista, o Papa Francisco nos deixou mais um legado quando fala da ECONOMIA DA VIDA, em sua proposta de uma economia solidria, da agroecologia como forma de combater a degradao dos solos, do ar, das guas, a chamada ECONOMIA DE FRANCISCO E CLARA, inspirada no modelo de So Francisco de Assis e de Santa Clara.
Para que esta ECONOMIA DA VIDA possa prosperar, a nfase do Papa Francisco foi no sentido de construirmos um grande PACTO GLOBAL PELA EDUCAO, uma educao crtica, criadora, “antenada” para os desafios do presente e do futuro, incluindo neste, as dimenses de uma profunda revoluo cientfica e tecnolgica; mas resguardando os espaos para uma verdadeira Educao ambiental/ecolgica, a que eu denomino de “Educao ecolgica libertadora”, tudo isso tendo a Laudato Si como inspirao.
Finalmente, apesar de que nesta reflexo no possivel de apontar, mencionar todos os legados do Papa Francisco, no podemos esquecer a Exortao Laudate Deum e o Conclio dos Bispos para refletirem sobre a Igreja Sinodal (em sada, samaritana, ao lado dos pobres e proftica, “antenada” aos problemas e desafios mundiais).
Na Exortao apostlica Laudate Deum, publicada em 04 de Outubro de 2023, oito anos aps a publicao da Laudato Si, o Papa Francisco retomou sua nfase em relao `a Ecologia Integral e, principalmente, para as causas e consequncias da Crise Climtica.
Esta Exortao Apostlica foi dirigida “a todas as pessoas de boa vontade sobre a crise climtica”, principalmente, mas no exclusivamente, aos participanres da COP 28, complementa as preocupaes, a necessidade de cuidarmos melhor do planeta terra, a comear dos espaos mais prximos de ns ( pensar globalmente a agir localmente), tendo sempre bem presente “que o grito da terra tambm o gemido e o clamor dos pobres, oprimidos e injustiados”, considerando que as consequncias da degradao dos biomas e dos ecossistemas, enfim, a destruio planeta, as catstrofes ecolgicas/ambientais afetam de uma forma muito mais intensa os pobres e mais vulnerveis social, politica e economicamente.
Mesmo que Francisco nos tenha deixado h pouco tempo e no esteja entre ns para celebrar os DEZ ANOS DA LAUDATO SI, o seu legado permanecer como uma bsula a nos orientar na caminhada em defesa da casa comum, da ecologia integral, a organizao das Pastorais da Ecologia integral Brasil afora e no combate aos crimes ambientais, que, para a Igreja so os pecados ecolgicos, que, com esperana, mirando em uma verdadeira converso ecolgica, daremos passos seguros rumo `a uma verdadeira CIDADANIA ECOLGICA planetria, presente em todos os pases e em todos os territrios.
Caminhar e avanar nesta direo a forma que ns, cristos, catlicos e evanglicos, bem como fiis de outras religies e filosofias, podemos trilhar como o reconhecimento deste legado.
Para finalizar esta reflexo, gostaria de transcrever uma exortao do Papa Francisco contida na Laudato Si, profundamente atual, principalmente quando alguns pases esto “deixando” o Acordo de Paris, fazendo coro aos NEGACISONISTAS ECOLGICOS.
“Um mundo interdependente no significa unicamente compreender que as consequncias danosas dos estilos de vida, produo e consumo afetam todos, mas principalmente procurar que as solues sejam propostas a partir de uma perspectiva global e no apenas para defesa dos interesses de alguns pases. A interdependncia obriga-nos a pensar em um nico mundo, em um projeto comum”. Papa Francisco, Laudato Si, 164.
Resumindo, no existe Planeta B, nosos destinos como humanidade obriga-nos a cuidar melhor deste, que o nico planeta em que vivemos, antes que seja tarde demais.
Este e deve continuar sendo o nosso TRIBUTO AO PAPA FRANCISCO e em sua memria!