Lobista investigado por esquema de venda de sentença é alvo de novos mandados de busca

OPERAÇÃO SISAMNES

A nova fase da operação visa aprofundar as investigações sobre o esquema de venda de sentenças judiciais

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (3) uma nova fase da Operação Sisamnes, cumprindo mandado de busca e apreensão na residência do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, em Primavera do Leste. Ele é investigado por suposto esquema de venda de decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros tribunais superiores.

A operação, coordenada pela PF de Brasília, apura a atuação de lobistas que, segundo as investigações, cooptavam servidores do Judiciário e utilizavam empresas de fachada para movimentações financeiras ilícitas. Andreson já havia sido preso em novembro de 2024, mas foi solto em julho deste ano após decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu prisão domiciliar com base em laudos médicos que apontaram risco à sua saúde.

Durante a detenção, Andreson perdeu mais de 30% de sua massa corporal e apresentou complicações de uma cirurgia bariátrica anterior, incluindo desnutrição grave e risco de paralisia.

A nova fase da operação visa aprofundar as investigações sobre o esquema de venda de sentenças judiciais, que envolvem movimentações financeiras suspeitas e a atuação de lobistas no Judiciário.