Fotógrafo cuiabano conquista prêmio nacional e terá imagem exibida na COP30

O cuiabano Thiago Calaça Pedroso, coordenador do Mutirão de Limpeza do Rio Coxipó, conquistou o 1º lugar da Região Centro-Oeste no Concurso Nacional de Fotografia Limpa Brasil 2025, promovido pela Transpetro em parceria com o Ministério da Cultura.

Mônica Thais / Redação

Foto de Thiago Calaça Pedroso ganha premiação e vai à COP 30

A fotografia premiada mostra dezenas de voluntários dentro do Rio Coxipó, em um gesto coletivo de amor e cuidado com o meio ambiente. Mais do que uma imagem bonita, o registro se transformou em um símbolo de união e pertencimento, retratando o orgulho cuiabano pela preservação de suas águas e da natureza que sustenta o coração do Centro-Oeste.

A cena foi capturada durante o mutirão fluvial que percorreu 17 quilômetros do Rio Coxipó, reunindo mergulhadores, canoeiros e moradores em boias e caiaques, enquanto outros voluntários limpavam as margens na região do Coxipó do Ouro local considerado o berço histórico de Cuiabá e do Centro-Oeste brasileiro.

Para Thiago, o reconhecimento vai muito além da fotografia.

 Thiago: ‘vitória de todos nós’

“Essa vitória é coletiva. Representa cada voluntário que acredita na força da comunidade e na importância de preservar o Coxipó, que abastece quase metade da água tratada consumida em Cuiabá e contribui diretamente para o equilíbrio do Pantanal. Cuidar dele é cuidar da vida. Esse rio é o nosso ouro, o elo entre o passado, o presente e o futuro”, afirma o fotógrafo.

O voluntário Jonas Amorim também celebra a conquista com entusiasmo:

“A foto mostra exatamente quem somos gente simples, unida e cheia de propósito. Todos dentro do rio, remando juntos, porque é assim que se muda o mundo: com união, consciência e amor à natureza. Viva o Coxipó do Ouro, viva o Brasil!”

Escolhida entre centenas de inscrições de todo o país, a imagem se destacou pelo impacto visual e pela mensagem de sustentabilidade. Agora, o registro vai atravessar fronteiras e ganhar o mundo: será exibido durante a COP30, a conferência global da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que acontece em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025.

A exposição faz parte da mostra oficial do Instituto Limpa Brasil, reunindo as fotografias vencedoras das cinco regiões do país. A cerimônia de abertura e premiação ocorrerá no dia 11 de novembro, às 11h, na Zona Pessoas – Relacionamento, Free Zone (Praça da Bandeira, Campina).

Realizada pela primeira vez na Amazônia, a edição da COP30 reforça o papel essencial da floresta e dos biomas brasileiros para o clima global. E, entre tantos olhares sobre o planeta, lá estará também o olhar cuiabano refletindo o brilho do Coxipó do Ouro e a força de um povo que faz da preservação um ato de amor e identidade.

Turismo e natureza de mãos dadas
Além do reconhecimento internacional, o feito convida viajantes e amantes da natureza a redescobrir o Rio Coxipó como destino de turismo sustentável. Suas águas cristalinas, trilhas, quedas d’água e comunidades acolhedoras fazem da região um refúgio para quem busca descanso, consciência ambiental e contato genuíno com a cultura mato-grossense.
Visitar o Coxipó é mais do que conhecer um rio é vivenciar a essência de um povo que transforma cuidado em arte e natureza em legado.