Mato Grosso se prepara para uma galinhada histórica com mil frangos e 15 mil caroços de pequi

Em dezembro, o coração de Mato Grosso será palco de uma celebração gastronômica que une sabor, tradição e hospitalidade: um panelão gigante vai servir gratuitamente cerca de oito mil pessoas.

Mônica Thais / Redação

Em 2024, arroz carreteiro de 4 toneladas alimentou três mil pessoas. | Foto: Prefeitura de Pontal do Araguaia

Depois de conquistar os holofotes no ano passado com o recorde da maior panela de arroz carreteiro com pequi do país, o município de Pontal do Araguaia localizado a 520 km de Cuiabá se prepara para mais um feito gastronômico histórico. Em dezembro, a cidade vai realizar uma galinhada monumental, feita com 1.034 frangos caipiras e 15 mil caroços de pequi, na segunda edição do tradicional “Panelaço”.

Segundo a prefeitura, o objetivo é superar o recorde nacional e garantir o título de maior panela de frango caipira com pequi do Brasil. A expectativa é servir gratuitamente entre 8 e 10 mil pessoas, em um grande almoço comunitário que celebra os 34 anos de emancipação do município. Para acompanhar o prato principal, serão preparados 750 quilos de arroz, tudo sob o comando de cerca de 25 cozinheiros que vão se revezar na produção.

A galinhada será o ponto alto do 5º Festival do Pequi, realizado entre os dias 18 e 20 de dezembro, em uma arena que leva o nome carinhoso de Pequizão. O evento celebra a paixão da cidade pelo fruto típico do Cerrado, que rendeu a Pontal do Araguaia o título de Capital Estadual do Pequi.

Além da culinária, o festival promete uma programação cultural diversificada, com atrações nacionais, cavalgada e competições inusitadas, como o concurso de quem rói mais pequi, o desafio do maior pequi com casca e a tradicional prova dos três tambores.

No ano passado, o evento entrou para o RankBrasil empresa que registra recordes brasileiros com 4,28 toneladas de comida servidas para três mil pessoas. Para alcançar o feito, foi usada uma panela de 3,65 metros de diâmetro e 1 metro de altura, com capacidade para 10 mil litros, onde foram misturados 429 kg de pequi, 635 kg de arroz e 450 kg de carne bovina.

Agora, o desafio é ainda maior. Pontal do Araguaia quer mostrar que, mais do que um prato típico, o pequi é um símbolo de união, sabor e identidade regional. Um convite irresistível para quem deseja viver e provar o melhor da cultura mato-grossense.